TREINAMENTOS

NR 33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

A NR 33 caracteriza que espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída.

Outra característica é que a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes.

Ela visa ainda garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.


NR 5 – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA

Treinamento objetiva possibilitar aos membros da CIPA, conhecimentos básicos do estudo da norma regulamentadora NR-5; da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho, para aplicar os conhecimentos no procedimento da prevenção de acidentes, colaborando para com a empresa, bem como apresentar ao empregador as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.


NR 6 – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

A Norma Regulamenta 06 – Equipamento de proteção individual – EPI, trata de um procedimento muito importante para a preservação da saúde do trabalhador e isso ocorre quando as medidas de ordem geral não oferecem proteção suficiente, enquanto as medidas de proteções coletivas estiverem sendo implantadas e ou para atender situações de emergência.

Segue abaixo alguns itens importantes a respeito da NR-06: EPI
- Considera-se Equipamento de Proteção Individual -EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.


TREINAMENTO DE PONTE ROLANTE

O treinamento segurança na operação ponte rolante define medidas de proteção para preservar a integridade física dos trabalhadores. Ele estabelece ainda requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho na, movimentação, manuseio e armazenamento de materiais. O treinamento de ponte rolante deve seguir as orientações da NR-11 e das demais NR’s.

A ponte rolante é um equipamento usado para transportar cargas dentro de um espaço físico pré determinado. Tem o nome de ponte rolante por ser constituída basicamente de uma viga principal apoiada em cada extremidade por apoios rolantes. E estes se deslocam sobre dois trilhos elevados e paralelos afastados um do outro. Estes equipamentos se destinam à movimentação horizontal e vertical, sendo geralmente empregados no transporte e elevação de cargas materiais.


TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS

Trata-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter os sinais vitais. Os procedimentos não substituem o médico, a enfermeira ou a equipe técnica. Na verdade, um dos principais fundamentos desse atendimento é a obtenção de assistência médica em todos os casos de situação grave. Os primeiros socorros tendem a ser prestados sempre que a vítima não tem condições de cuidar de si própria. Neste caso estes procedimentos visam um primeiro atendimento e acionando em seguida o atendimento especializado.


NR 35 - TREINAMENTO DE TRABALHO EM ALTURA

A NR-35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução dos serviços. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. Ela visa ainda à segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Esta norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos Órgãos competentes.


TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

A brigada de incêndio é constituída de grupos de pessoas treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

Os grupos pertencentes à brigada de incêndio devem ser previamente treinados, organizados e capacitados dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar o atendimento em emergências.

Atribuições da brigada de incêndio
• Conhecer o plano de emergência contra incêndio da planta;
• Avaliar os riscos existentes;
• Inspecionar os equipamentos de combate a incêndio, primeiros socorros e outros existentes na planta;
• Inspecionar as rotas de fuga;
• Elaborar relatório das irregularidades encontradas;
• Encaminhar o relatório aos setores competentes;
• Orientar a população fixa e flutuante;
• Participar dos exercícios simulados.

Organização da brigada de incêndio
• Brigadistas: membros da brigada que executam as atribuições propostas;
• Líder: responsável pela coordenação e execução das ações de emergência em sua área de atuação;
• Chefe da brigada: responsável por uma edificação com mais de um pavimento/ compartimento;
• Coordenador geral: responsável geral por todas as edificações que compõem uma planta.


TREINAMENTOS SAFETECH OCUPACIONAL

A SAFETECH OCUPACIONAL oferece treinamentos de qualidade através de instrutores experientes – técnicos, engenheiros e advogados com formação em segurança do trabalho. Todos os treinamentos podem ser realizados em local de sua escolha: Em nossos auditórios – Nossas salas de aula estão preparadas para proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem gratificante. On site – Nossos instrutores levam a sala de aula para a sua fábrica ou local de trabalho, fazendo com que a experiência de treinamento seja mais eficiente para seus funcionários ou equipe. Treinamento custom made – Apesar de todos os nossos cursos seguirem rigorosamente a legislação de segurança do trabalho vigente, muitas vezes nossos clientes exigem um treinamento “personalizado” para garantir o melhor aproveitamento em razão das necessidades específicas de suas empresas. Para tanto, a SAFETECH OCUPACIONAL pode adaptar o currículo dos treinamento à essas necessidades, observando sempre o atendimento às normas regulamentadoras dos cursos ministrados.


Voltar
Rua Cipriano Barata, 3262 - Ipiranga - CEP: 04205-002 - São Paulo/SP
(11) 2578-2045
atendimento@sto.net.br